O legado de

Rui Spohr

Nascido em 1929, na cidade de Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre, Rui
nem sempre foi Rui. Batizado Flávio Henneman
Spohr, ele mudou o nome para assinar suas primeiras criações. Fez um estágio na fábrica de calçados do pai,
quando percebeu que não poderia dedicar-se a
uma atividade que envolvesse processos repetitivos, sem criação, sem arte. Nos momentos de
folga, passou a desenhar seus primeiros vestidos.
O estilista foi o primeiro brasileiro a se profissionalizar em moda em Paris, na França. Por lá, testemunhou o surgimento de nomes como Yves Saint
Laurent e Karl Lagerfeld, que iniciavam a carreira.
No mesmo período, tornou-se fluente em francês,
conheceu boa parte da Europa e trabalhou com
Jean Barthet, o maior chapeleiro da França.
De volta ao Brasil, aplicou todo o conhecimento
adquirido no exterior. Vestiu primeiras damas,
misses, cantoras e colocou o Rio Grande do Sul
no mapa da moda nacional entre as décadas de
1960 e 1990. Doris, sua primeira assistente, tornou-se sua esposa. Juntos, eles viraram referência. Rui faleceu em 2019.

Saber mais em Wikipedia

  •  Primeiro estilista brasileiro a estudar moda em Paris. 
  •  Realizador dos primeiros desfiles de moda do Rio Grande do Sul. 
  •  Reconhecido nacionalmente através dos desfiles da Rhodia e Agulhas de Ouro. 
  •  Membro da Academia Brasileira de Moda. 
  •  Constituiu seu atelier em 1949.

Rumo ao futuro

Doris Spohr

Gestora incansável da marca Rui, da casa, da vida. Eternamente apaixonada pelo marido, o estilista Rui Spohr, criador da marca que é sinônimo de moda no RS, Doris acabou personificando a elegância e o conceito Rui. Seu estilo atemporal serve de inspiração e ensino para mulheres de diferentes gerações. Aos 80 anos de vida e mais de 60 de atuação profissional, ela é musa, é empresária, é mãe, é avó, é mulher! Quer compartilhar, dividir experiências, passar adiante seu aprendizado, sua percepção de mundo, e está à frente do Instituto Rui Spohr.

Fonte: Mariana Kalil

Leia a entrevista ao Canal VDV - Viver de Verdade

Visite Simplesmente Doris:
Facebook | Instagram | YouTube

Destaques

10/02/16

Arte na moda: Coleção MASP Rhodia

"Arte na moda: Coleção MASP Rhodia" é uma atração imperdível para quem é ligado em moda, história, arte e estiver por São Paulo até 14/02/16. A mostra traz 78 peças produzidas nos anos 60. Nosso querido Rui Spohr foi um dos estilistas que trabalhou muito para a Rhodia, como mostra na foto. A empresa química francesa que produzia fios sintéticos recorreu, na época, aos desfiles como plataforma de divulgação da Rhodia. Reunindo música, dança e teatro, usava também, artistas plásticos para criar as estampas das coleções desfiladas.

29/02/16

Jardin des Modes

A revista Jardin des Modes foi uma publicação francesa que iniciou em 1922 e teve seus últimos exemplares impressos em 1997. Editoriais clicados por Helmut Newton e Jeanloup Sieff, e ilustrações de Jean Widmer fizeram parte dos volumes cheios de ícones da história da moda, da fotografia e da arte. Jardin des Modes era referência quando se falava de tendências para a alta costura e prêt-à-porter em Paris. Também abordava tópicos como notícias sobre o mundo da moda, arquitetura, fotografia, design e arte.
O Acervo Rui Spohr conta com diversos exemplares da Jardin des Modes, além de coleções das décadas de 60, 70, 80 e 90 da Vogue Paris, Vogue Britânica, Vogue Americana, Vogue Itália, Vogue Brasil, Harpers Bazaar Itália, Harpers Bazaar França e Harpers Bazaar Americana. Todas colecionadas pelo Rui ao longo dos anos. Experiência de décadas com moda e referências como estas!

29/05/16

Zero Hora

No dia 19 de maio, o jornalista Ricardo Chaves, em seu espaço Almanaque Gaúcho no jornal Zero Hora, relembrou a carreira da modelo Lucia Curia. O título “Maneca de Luxo” se referia à modelo e amiga íntima de Rui, que estreou nas passarelas em 1957 – e a partir de então, participou de diversos desfiles e editoriais para o estilista. Lucia era uma menina simples, que foi descoberta próxima ao seu local de trabalho, na Rua Marechal Floriano, em Porto Alegre. Após seu grande sucesso no Rio Grande do Sul, Lucia mudou-se para São Paulo, onde foi selecionada para fazer parte do time de modelos da Rhodia, que desfilava em Paris. Em sua carreira internacional, foi musa de Valentino e de Coco Chanel e capa de revistas como Vogue e Harper’s Bazaar.
Na reportagem, Chaves conta detalhes da vida da modelo e ilustra com uma imagem do editorial da Revista do Globo, de outubro de 1958 – no qual todas as modelos vestiam Rui Spohr. Confira as imagens abaixo

27/06/16

Revista Onne & Only

Lançamento da Revista Onne & Only, onde a querida Ana Fritsch assina a coluna de moda. E para a o lançamento de sua coluna, Ana traz uma entrevista exclusiva com Rui Spohr, que conta sobre seu processo criativo e sua trajetória.

10/08/16

Programa Over Fashion

Programa Over Fashion entrevista Rui Spohr em seu atelier, onde o estilista conta com detalhes o processo de confecção do quarto vestido seu a participar do Agulhas da Alta Moda Brasileira. Na entrevista Rui fala também do processo de confecção da alta costura e do site "Aceito" (atualmente desativado), lançado em 2001 em parceria com a empresa WebDimensions, tendo as noivas como tema central.

Assista

11/09/16

Revista Donna (ZH)

Na Revista Donna deste fim de semana a moda Rui brilha com um vestido de noiva na abertura do editorial "A hora do Sim!". Simples, delicado, elegante...

23 April 2025

RDC TV

O quadro Por Aí foi conhecer o antigo ateliê do estilista Rui Spohr, que atualmente é um espaço que abriga exposições, palestras e futuramente coworking para novos designers de moda. Clica aí e confere o que encontramos guiadas por ninguém menos que Doris Spohr.

Assista